INTERAÇÕES MEDIADAS POR TDICs E POR REDES SOCIAIS PARA DESENVOLVIMENTO DE PROFICIÊNCIA ORAL EM LÍNGUA INGLESA
Proficiência linguística; interação; ensino e aprendizagem de língua inglesa; experiências de aprendizagem; TDICs
A proposta do presente trabalho é verificar o impacto de fatores interacionais no processo de desenvolvimento da competência comunicativa de alunos aprendizes da disciplina de língua estrangeira, inglês, em nível médio. Isso se justifica pelo fato de que uma parcela considerável de alunos termina o ensino médio sem que ocorram avanços significativos em relação aos seus níveis iniciais de proficiência linguística. Dessa forma, o objetivo principal deste trabalho é analisar as experiências de aprendizagem de alunos classificados como iniciantes a fim de investigar quais fatores são responsáveis pela evolução de alunos bem-sucedidos, bem como quais fatores são responsáveis pela não evolução daqueles que não tiveram tanto êxito. As estratégias de aprendizagem utilizados pelos mesmos também serão analisadas pois existe a possibilidade de serem incorporadas ao design e ao currículo de aprendizagem línguas estrangeiras. Através de narrativas, questionários e entrevistas, as experiências dos alunos poderão ser resgatadas e analisadas de forma a evidenciar quais e como as estratégias de aprendizagem foram utilizadas pelos aprendizes.