Banca de QUALIFICAÇÃO: GUSTAVO CARVALHO SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GUSTAVO CARVALHO SOUZA
DATA : 29/04/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 117, prédio 20, 1º andar, Campus II, Av. Amazonas, 7675, Belo Horizonte – MG
TÍTULO:

Trabalho e Saúde: vivências de servidores públicos no contexto de desflexibilização da jornada de trabalho


PALAVRAS-CHAVES:

Reestruturação produtiva. Flexibilização. Jornada de Trabalho. Psicodinâmica do trabalho. Vivências no trabalho. Saúde no trabalho.


PÁGINAS: 113
RESUMO:

Nas últimas décadas, o processo de reestruturação produtiva tem reorganizado os sistemas de produção e gestão das organizações do trabalho, priorizando a institucionalização de relações flexíveis no ambiente laboral, para atender as demandas voláteis do neoliberalismo (HARVEY, 2008b). Uma pauta importante deste cenário que vem ganhando espaço nos instrumentos legais dos países capitalistas, bem como na literatura acadêmica, é a flexibilização da jornada de trabalho. Pesquisas científicas sobre os impactos de jornadas flexíveis na saúde do trabalhador têm direcionado para diferentes resultados, a depender do contexto organizacional, os quais nos trazem evidências tanto sobre os ganhos significativos de qualidade de vida, como também sobre formas elaboradas de exploração e precarização do trabalho. Ademais, não foram encontrados estudos empíricos que tratem do inverso, ou seja, do processo de desflexibilização da jornada de trabalho. Considerando essa lacuna de trabalhos científicos, a presente pesquisa objetiva compreender as vivências dos servidores técnico-administrativos em educação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) no contexto de desflexibilização de jornada de trabalho. Como norte teórico, será utilizada a abordagem científica da Psicodinâmica do Trabalho (PDT), de Christophe Dejours, visto seu avançado entendimento sobre a centralidade do trabalho na vida do ser humano, assim como sobre o papel da organização do trabalho na promoção da saúde do trabalhador. Para o alcance desse objetivo, será realizado um estudo de caso descritivo e explicativo, seguindo a estratégia de triangulação metodológica de natureza quantitativa e qualitativa. Na fase quantitativa, a coleta de dados será realizada por meio da aplicação do Protocolo de Avaliação dos Riscos Psicossociais no Trabalho (FACAS, 2013). Posteriormente, na fase qualitativa, os dados serão coletados em sessões de grupos focais de 6 a 10 participantes, direcionadas por um roteiro temático. A análise dos dados quantitativos será feita por meio do uso de estatística descritiva uni e bivariada, e dos dados qualitativos por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 2016).


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDERSON DE SOUZA SANT'ANNA - FGV
Interna - FERNANDA TARABAL LOPES - UFRGS
Presidente - LUDMILA DE VASCONCELOS MACHADO GUIMARAES
Notícia cadastrada em: 26/04/2019 13:55
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-09.ditic.sgi.cefetmg.br.inst9