O Processo Decisório da Indução da Cultura da Inovação na Rede Federal de Educação Profissional
Processo decisório; Inovação gerencial; Inovação tecnológica; Rede Federal; Gestão da Inovação.
As Escolas de Aprendizes e Artífices foram uma manifestação da política pública desde a primeira década do século passado. O Estado buscava uma aplicação para a Educação que formasse os jovens para o trabalho. A transformação destas escolas em Rede Federal de Educação Profissional não apagou sua vocação de preparar para o mundo do trabalho, por meio da cultura da inovação e do empreendedorismo, aliados à tríade Ensino, Pesquisa e Extensão. Visando fomentar o cumprimento dos objetivos e finalidades da Rede, estipulados em Lei própria, a Secretaria de Educação Profissional do Ministério da Educação implementou uma série de ações. Esta dissertação busca verificar se as ações de inovação fomentadas pela SETEC foram efetivas para a indução dos Polos de Inovação da Rede Federal de Educação Profissional. Apoiada sobre um referencial teórico que busca relacionar processos decisórios e inovação, foi desenvolvida com base em uma abordagem metodológica qualitativa, via pesquisa documental, envolvendo ações estratégicas executadas de 2013 a 2020 para as 42 instituições que compõem este grupo. Ao final da pesquisa, teremos a verificação da relação histórica entre as ações originárias do Ministério da Educação e credenciamento dos Polos de Inovação. Poderemos assim, analisar o Processo Decisório sob dois diferentes vieses: das Políticas Públicas para a Administração Direta e da Gestão da Inovação para as respectivas autarquias.