Proposta de uma Abordagem DEA para Medir a Eficiência das Instituições Pertencentes à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Eficiência; DEA; UTD; RFEPCT
A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), tem abrangência nacional e é composta por 64 instituições, dentre elas, as Escolas Técnicas Vinculadas, Institutos Federais de Educação, Centros Federais de Educação e Colégio Pedro II. A RFEPCT oferece ensino nas mais diversas modalidades, de forma gratuita e acessível a toda a sociedade. Nesse sentido, a fim de manter este ensino acessível e com qualidade a todas as regiões em que a RFEPCT está presente, nota-se um interesse cada vez maior por parte da administração pública de medir a eficiência das unidades vinculadas à RFEPCT. Dessa maneira, esta pesquisa terá por objetivo geral propor uma abordagem com base na DEA para medir a eficiência das instituições vinculadas a RFEPCT. Espera-se verificar as possíveis contribuições em se medir a eficiência da RFEPCT, ao se utilizar uma abordagem que possa contribuir para a tomada de decisão dos gestores a nível estratégico como reitores, pró reitores e diretores gerais das instituições vinculadas à RFEPCT. No que concerne aos métodos utilizados, esta pesquisa é aplicada, uma vez que parte da premissa de solucionar problemas diversos. Em relação à abordagem, ela é quantitativa uma vez que mensura de forma numérica a eficiência das unidades vinculadas a RFEPCT. No tocante aos fins, ela é descritiva, pois busca identificar, registrar e analisar as características do objeto estudado. Como meio, será feito uma pesquisa documental acerca dos dados provenientes do indicador do Tribunal de Contas da União (TCU) denominado Índice de Governança e Gestão (IGG), do Índice Geral de Cursos (IGC) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e dos indicadores educacionais presentes na Plataforma Nilo Peçanha PNP oriundas do MEC/ SETEC. Posteriormente, espera-se utilizar um método de seleção das variáveis de entrada e saída dentre os indicadores disponibilizados pela PNP, do IGG e do IGC, que irão compor a abordagem DEA. Almeja-se ainda medir e comparar os resultados oriundos de quatro modelos DEA, no intuito de identificar as Unidades Tomadoras de Decisões (UTD’s) mais eficientes e as referências para as ineficientes para o ano de 2018. Por fim, será feito a comparação dos resultados da DEA com o índice de eficiência acadêmica disponibilizado pela PNP que avalia a evasão, retenção e conclusão dos alunos em um determinado ciclo escolar.