Banca de DEFESA: CINTHIA SOUZA DINIZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
STUDENT : CINTHIA SOUZA DINIZ
DATE: 25/02/2021
TIME: 09:00
LOCAL: Campus VI
TITLE:


Chemical modification of by reactive extrusion.


KEY WORDS:

Reactive extrusion,  thermoplastic starch, esterification.


PAGES: 110
BIG AREA: Ciências Exatas e da Terra
AREA: Química
SUBÁREA: Físico-Química
SUMMARY:

O presente trabalho foi desenvolvido para ampliar as possibilidades de aplicação do amido termoplástico (TPS) utilizando o método de extrusão reativa. O amido é um polissacarídeo produzido por algumas plantas para armazenar energia e é formado exclusivamente por moléculas de glicose unidas por ligações convalentes. Quando o amido é processado com glicerina, obtemos o amido termoplástico.
Como objetivo principal temos a obtenção do amido termoplástico reticulado através do processo de extrusão reativa, utilizando diferentes ácidos carboxílicos, com elevada hidrofobicidaqde e propriedades mecânicas melhoradas quando comparado ao amido termoplástico não reticulado (TPS).
Para o desenvolvimento deste trabalho, utilizamos a fécula de mandioca comercial, glicerina e diferentes teores de ácido cítrico para a extrusão reativa. As amostras foram preparadas utilizando 25% m/m de glicerina, teores de 0% até 5% m/m de ácido cítrico e processamento mecânico por extrusão. No processamento utilizando ácido tartárico, os teores foram de 1%, 3% e 5% m/m, sendo a escolha destes teores baseados nos resultados das amostras reticuladas com ácido cítrico.
Todas as amostras foram submetidas as análises de espectroscopia de absorção na região do infravermelho, determinação da razão entre bandas de carbonila / carbono – hidrogênio e eter / carbono – hidrogênio, ângulo de contato, intumescimento, análise termogravimétrica (TGA), calorimetria diferencial exploratória (DSC), ensaio mecânico de tração, microscopia eletrônica de varredura (MEV) e difração de Raios – X.
Como conclusões parciais, temos a possibilidade de utilização do processamento de extrusão reativa para reticulação do amido em uma única etapa. As amostras que obtiveram melhores resultados nas análises realizadas, se encontram entre a concentração de 1% a 2,5 ~ 3% m/m de ácido cítrico. Entretanto, é observada a dificuldade do processamento e o controle dos paramêtros de processo, como relatados em outros estudos.


BANKING MEMBERS:
Presidente - PATRICIA SANTIAGO DE OLIVEIRA PATRICIO
Interno - PATTERSON PATRICIO DE SOUZA
Interna - RAQUEL VIEIRA MAMBRINI
Notícia cadastrada em: 08/01/2021 10:26
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-10.ditic.sgi.cefetmg.br.inst10