Banca de QUALIFICAÇÃO: JAQUELINE SILVA EVANGELISTA PIRES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
STUDENT : JAQUELINE SILVA EVANGELISTA PIRES
DATE: 17/12/2021
TIME: 10:00
LOCAL: Campus 6
TITLE:

APLICAÇÃO DE MOF DE FERRO E ÁCIDO TEREFTÁLICO NA REMOÇÃO DE FÁRMACOS EM EFLUENTES AQUOSOS


KEY WORDS:

Redes Metalorgânicas, Ferro, Ácido tereftálico, Contaminantes Emergentes, Fármacos, Diclofenaco, Processos oxidativos avançados, Peroximonossulfato de potássio.


PAGES: 70
BIG AREA: Ciências Exatas e da Terra
AREA: Química
SUBÁREA: Química Inorgânica
SPECIALTY: Campos de Coordenação
SUMMARY:

A ocorrência de fármacos nos corpos hídricos é considerada um problema ambiental emergente devido ao seu potencial risco toxicológico em organismos vivos, mesmo quando estes fármacos estão em baixas concentrações. Nesse contexto, a demanda crescente por água doce e a baixa eficiência na remoção dos fármacos por estações convencionais de tratamento de águas têm motivado diversas pesquisas na área e propiciado o desenvolvimento de vários materiais a serem utilizados em tratamentos alternativos em direção à sustentabilidade da água. Nesse contexto, as redes metalorgânicas, do inglês, metal organic framework (MOF), surgem como materiais promissores para a remoção e degradação de fármacos presentes na água.

Com o objetivo de avaliar a aplicação de MOF à base de ferro e ácido tereftálico (MOF/FeBDC) nos processos de remoção e degradação eficaz de diclofenaco presente nos corpos hídricos, este trabalho, inicialmente, sintetizou a MOF/FeBDC conforme relatado em um trabalho recente do nosso grupo de pesquisa. A partir da análise por difração de raios X, por espectroscopia na região do infravermelho e da análise termogravimétrica, verificou-se que o material sintetizado corresponde ao mesmo produzido no trabalho de Oliveira, N. R et al. Em seguida, realizou-se testes para avaliar a cinética e a capacidade adsortiva da MOF/FeBDC em processo de adsorção de diclofenaco, obtendo-se resultados coerentes com o de outras MOFs relatadas na literatura. Por último, realizou-se testes de oxidação de diclofenaco, na presença da MOF sintetizada e de diferentes oxidantes. Nestes, verificou-se que a MOF/FeBDC aumentou, significativamente, a porcentagem de degradação do fármaco estudado na presença de peroximonossulfato de potássio (PMS), de 57% para 91%, sugerindo que a MOF produzida pelo nosso grupo de pesquisa apresenta uma elevada capacidade para atuar como catalisador para a ativação do oxidante PMS. Contudo, vários testes ainda serão realizados para avaliar esse potencial catalítico e os fatores que podem influenciar nessa catálise.


BANKING MEMBERS:
Presidente - EUDES LORENCON
Interno - PATTERSON PATRICIO DE SOUZA
Externa ao Programa - DIANA QUINTAO LIMA
Notícia cadastrada em: 10/12/2021 15:51
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-08.ditic.sgi.cefetmg.br.inst8