IDENTIFICAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE POLUENTES ORGÂNICOS PROVENIENTES DE EMISSÕES DE VEÍCULOS DE CARGA POR GC-BID UTILIZANDO O DISPOSITIVO DE EXTRAÇÃO IN TUBE IT-FEX
HPA; emissões de veículos pesados; IT-FEX; validação de método
A alta demanda na entrega de suprimentos domésticos e industriais provocou um aumento expressivo na quantidade de veículos de carga em trânsito no Brasil, tendo o modal rodoviário como o principal no transporte de mercadorias e insumos no território nacional. Estes veículos, por utilizarem majoritariamente o óleo diesel como combustível, são responsáveis por uma emissão significativa de compostos orgânicos voláteis (COVs) para a atmosfera, em especial uma classe denominada de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs), conhecidos por seu elevado caráter carcinogênico. A fim de detectar e quantificar os HPAs provenientes das emissões veiculares desta classe, utilizou-se um padrão de substâncias químicas de referência (SQR) de 14 HPAs (de um a seis anéis aromáticos) e desenvolveu-se um método analítico referente à instrumentação em cromatografia gasosa acoplada ao detector de ionização por descarga de barreira dielétrica (GC-BID), utilizando o dispositivo de extração in tube revestido por fase polimérica de polidimetilsiloxano (PDMS) IT-FEx. Os dispositivos confeccionados foram submetidos a caracterizações físico-químicas através da Análise Termogravimétrica (TG) e Espectroscopia de Absorção na região do Infravermelho (IR). Analisou-se a interação dos HPAs com a fase polimérica do IT-FEx em meio aquoso de água destilada através de uma cinética de equilíbrio, apresentando um tempo de 25 min para o equilíbrio. Observou-se, também, melhor interação entre os HPAs de tamanho médio com o PDMS (quatro anéis aromáticos) em relação aos menores (um a três anéis) e maiores (cinco a seis anéis). O método seguiu para validação analítica, segundo a observação das figuras de mérito seletividade (único parâmetro realizado até o presente momento), linearidade, limite de detecção e quantificação e acurácia. Observou-se que o método é seletivo para 10 compostos, sendo estes do quinto ao décimo quarto na ordem de eluição, não sendo seletivo para os quatro primeiros. A aplicação do método validado seguirá para amostras de emissões de 30 veículos de carga, a fim de serem avaliadas as fases gasosa e particulada, apresentando a variação da composição e concentração dessas emissões nas duas fases observadas.