Banca de QUALIFICAÇÃO: EWERTON APARECIDO RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EWERTON APARECIDO RODRIGUES
DATA : 31/08/2021
HORA: 21:00
LOCAL: https://teams.microsoft.com/l/channel/19%3acQODNZ6F0UogDr0VIP5a2QG_b5T08TC-1X99nPY-FPE1%40thread.tac
TÍTULO:

Mapeamento e modelagem estrutural com ênfase na elaboração do modelo geomecânico da cava do Complexo de Mineração de Patrocínio.

 


PALAVRAS-CHAVES:

mapeamento estrutural, dados geofísicos, dados hidrogeológicos, risco geotécnico, mapa de setorização de risco, fosfato.

 


PÁGINAS: 80
RESUMO:

O Complexo de Mineração de Patrocínio (CMP) localiza-se 22 Km à sudeste da cidade de Patrocínio, e está inserido no Complexo Alcalino-Carbonatítico de Salitre I, que possui depósitos de fosfato de origem magmática com enriquecimento supergênico. Este trabalho tem como objetivo o mapeamento e interpretação das estruturas rupteis, com ênfase em análise geométrica, da mina do CMP. Além da elaboração do mapa de setorização da cava por seu Nível de Risco (Probabilidade vs. Consequência) do avanço de lavra ao longo da vida útil do empreendimento minerário, este estudo permite a caracterização geométrica das fraturas que influenciam na estabilidade da mina. Através das vazões dos poços de rebaixamento, avaliação preliminar das estruturas e o conhecimento da geologia local da mina, observou-se que os lineamentos de alta vazão NE-SW estão associados à direção do córrego do Bebedouro. Na região onde há aumento da espessura do manto de intemperismo (aproximadamente 245 m), foi interpretada uma falha, e os poços de rebaixamento possuem baixa vazão. Os levantamentos geofísicos  associados aos dados de espessura do manto de intemperismo permitem a correlação com o mapeamento de campo, falhas interpretadas em estudos anteriores, sondagens e vazões dos poços de rebaixamento. Este conjunto de dados possibilitará a elaboração de um modelo geomecânico melhorando a compreensão geotécnica da cava.   O produto deste trabalho propiciará a elaboração de planos de lavra de forma segura, proporcionando melhor aproveitamento econômico do depósito mineral.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - ALEXANDER MARTIN SILVEIRA GIMENEZ
Interno - HILDOR JOSE SEER
Interno - MICHEL MELO OLIVEIRA - UFMG
Externa ao Programa - LUCIA CASTANHEIRA DE MORAES - UNICAMP
Externo à Instituição - GILVAN SÁ
Notícia cadastrada em: 07/08/2021 18:13
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-05.ditic.sgi.cefetmg.br.inst5