Hidrocarbonetos em processos de contaminação de solos: identificação por meio do método da eletrorresistividade
Óleo diesel, método geofísico, análise experimental
O óleo diesel é um combustível fóssil composto por hidrocarbonetos e suas contaminações ambientais no solo são normalmente investigadas por meio de métodos diretos, associados a elevado custo e morosidade. Entre os métodos geofísicos, considerados alternativa para a detecção de plumas de contaminação, a eletrorresistividade tem sido aplicada uma vez que diferenças de resistividade podem ser percebidas entre solos com presença e ausência de contaminante. Ademais, esta técnica pode auxiliar a compreensão dos efeitos de biodegradação desse combustível, uma vez o crescimento microbiano pode provocar alteração na estrutura do solo e consequentemente na sua resistividade. O presente trabalho visa, portanto, avaliar a resistividade do solo contaminado, considerando a granulometria do solo, a concentração do contaminante e da idade da contaminação. Experimentos controlados em laboratório serão realizados em um aparato experimental cilíndrico de PVC, associado a dois eletrodos de cobre correntes e dois potenciais . Solos não saturados (com diferentes adições de água de 75%, 65% e 55%) de diferentes granulometrias (<4,8 mm a 0,05mm e <0,05mm) e diferentes concentrações de óleo diesel (5%, 15% e 25%) serão testados. O efeito da idade será avaliado em 5 medições mensais. Por meio da ferramenta estatística ANOVA, o efeito da variação dos fatores sobre a resistividade será avaliado, contribuindo com informações para aplicação da técnica in situ.