Banca de DEFESA: Isabella Caroline Vieira Machado

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Isabella Caroline Vieira Machado
DATA : 18/02/2022
HORA: 15:00
LOCAL: on-line
TÍTULO:

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DAS TENSÕES E DAS DEFORMAÇÕES POR CISALHAMENTO EM PÓRTICOS PLANOS DE AÇO VIA ANÁLISE AVANÇADA

 


PALAVRAS-CHAVES:

Análise avançada, Deformações por cisalhamento, Hipótese de Timoshenko, Modelo de von Mises, Método da zona plástica, Efeitos de segunda ordem, Pórticos Planos de Aço.


PÁGINAS: 121
RESUMO:

O aço é um material amplamente utilizado em projetos estruturais e, atualmente, vários estudos vêm sendo desenvolvidos para apresentar softwares que utilizam Análise Avançada com o intuito de fornecer resultados mais condizentes com o comportamento real das estruturas e possibilitar o dimensionamento aproveitando a maior capacidade de carga do sistema estrutural. Muitos trabalhos baseiam-se na teoria clássica de Bernoulli-Euler, mas para o caso de barras curtas e para perfis metálicos do tipo I, uma análise mais rigorosa, que incluam os efeitos do cisalhamento, aplicando a hipótese cinemática de Timoshenko e a interação da tensão normal e da tensão de cisalhamento na plastificação da seção transversal, tornam-se necessárias. O objetivo do presente trabalho é apresentar um estudo do comportamento de pórticos planos de aço considerando a influência das deformações por cisalhamento utilizando os conceitos da Análise Avançada. A metodologia numérica proposta leva em conta o escoamento gradual do aço na seção transversal e ao longo do comprimento das barras, as tensões residuais e os efeitos de segunda-ordem P-∆ e P-δ. A inclusão dos efeitos causados pelas tensões de cisalhamento na plastificação das barras é realizada por implementação do modelo de von Mises no software PPLANLEP. A partir de modelos numéricos pode-se visualizar um adequado funcionamento do software para realizar análises elastoplásticas de segunda ordem. Além disso, se observou que em modelos pouco solicitados à força cortante, as capacidades de carga dos sistemas estruturais não sofreram alterações ao considerar o critério de falha de von Mises. Porém, para vigas, especialmente as mais curtas, a consideração da interação entre tensões normal e de cisalhamento acarretaram em menores capacidades de carga quando comparadas aos resultados considerando somente tensões normais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - RENATA GOMES LANNA DA SILVA
Interno - LINEKER MAX GOULART COELHO
Externo à Instituição - ARMANDO CESAR CAMPOS LAVALL - UFMG
Externo à Instituição - WILLIAM TAYLOR MATIAS SILVA - UnB
Notícia cadastrada em: 17/02/2022 21:09
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-06.ditic.sgi.cefetmg.br.inst6