O uso do Facebook como plataforma de debates polarizados
Escola Sem Partido, Professores Contra o Escola Sem Partido, discurso, ideologia, Facebook
Esta pesquisa tem como tema as discussões promovidas no Facebook, acerca do papel docente em sala de aula, por dois movimentos antagonistas: Escola Sem Partido (ESP) e Professores Contra o Escola Sem Partido (PCESP). A proposta é analisar nos comentários das postagens do Facebook os discursos de legitimação e efeitos de sentido acerca do papel e atuação do professor que são utilizados pelas duas organizações. Para tal alcance buscamos um aparato teórico-metodológico constituído pela Análise de Discurso de Matriz Francesa, de Michael Pêcheux. O corpus de análise será formado por discursos selecionados na internet considerando alguns períodos históricos mais importantes tais como a criação do ESP (2004) e dos PCESP (2015), apresentação de PLs (entre 2014 a 2016) até o período de 2019. As análises discursivas pretendem interrogar: I) Em que medida esta pesquisa pode contribuir para o entendimento dos mecanismos político-ideológicos que interferem na ordem do discurso e no controle de sentidos dos dois movimentos ideologicamente opostos, ESP e o PCESP, dentro da plataforma do Facebook? II) Quais são os efeitos de sentido usadas pelo ESP e pelo PCESP que estão sendo introduzidos no discurso dos sujeitos, das memórias (social, coletiva, discursiva, metálica), do contexto sócio histórico-ideológico? III) Como podemos analisar nos comentários postados pelos membros do ESP e o PCESP no Facebook, os imaginários que reforçam as respectivas visões divergentes e que estão alicerçadas em uma questão político-ideológica referente ao papel do professor e sua atividade docente?