O saber e a montagem: um estudo de O Queijo e os vermes, de Carlo Ginzburg
Saberes, montagem, epistemicídio e micro-história.
Este projeto busca realizar um estudo sobre o livro O queijo e os vermes, de Carlo Ginzburg, partindo da premissa de que a narrativa exalta a cosmogonia criada por Menocchio e questiona a não ratificação de alguns saberes discordantes do saber legitimado. O livro reconstitui e narra a história desse indivíduo, Domenico Scandella, um camponês que teve suas ideias reprimidas pelo poder inquisitorial do século XVI. Ginzburg é considerado um historiador da micro-história, que se volta para o que é muitas vezes esquecido pela história tradicional, de forma a evidenciar que a realidade é descontínua. Para atender o objetivo geral, fomentar-se-á uma pesquisa bibliográfica inter-relacionando o conceito de saber a partir de Michel Foucault (2008, 2009). Diante de tal lente, pretende-se analisar o livro utilizando como ponto de partida os conceitos de montagem e epistemicídio, respectivamente dos autores Didi-Huberman (2017) e Boaventura de Souza Santos (2009).