FIGURAÇÕES IDENTITÁRIAS E CULTURAIS DOS BRASILEIROS, NOS VÍDEOS DO SITE BRAZILPOD DE ORLANDO R. KELM, SOB A PERSPECTIVA DE AMERICANOS E BRASILEIROS.
Características Identitárias; Negócios; Globalização; Hibridismo Cultural.
Este trabalho busca identificar características identitárias do Brasileiro, no contexto do mundo dos negócios, tendo como corpus os vídeos do site de ensino de PLE, denominado “Brazilpod” de Orlando R. Kelm da University of Texas at Austin, mais especificamente do projeto denominado "Brazilians Working with Americans: Cultural Case Studies". A partir de uma situação de interação empresarial, entre o Brasil e os Estados Unidos, três americanos e três brasileiros, levando em consideração suas vivências em ambos países, expõe suas percepções relativas ao comportamento das duas nacionalidades, no âmbito empresarial. Para a realização deste estudo foram selecionados os comentários a respeito do caso denominado “Pressure’s on”, que trata da parceria entre um brasileiro e dois americanos em uma empresa especializada na produção de peças e ferramentas para lavagem de alta pressão. Por meio de uma pesquisa exploratória, buscamos semelhanças e contrastes nas colocações apontadas pelos participantes das gravações. A proposta é de uma reflexão sobre a possibilidade de identificação de figurações identitárias representativas do Brasil, mesmo em tempos de mundialização e hibridismo cultural.