Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA DE OLIVEIRA RAMOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RENATA DE OLIVEIRA RAMOS
DATA : 08/04/2019
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de Reunião do POSLING
TÍTULO:

O Corpo que Fala no Documentário de Eduardo Coutinho


PALAVRAS-CHAVES:

Eduardo Coutinho, Documentário, Performance, Fala, Corpo, Conversa


PÁGINAS: 33
RESUMO:

O presente projeto visa analisar o acontecimento-entrevista nos filmes de Eduardo Coutinho, tendo como foco da análise o corpo que fala.

Para tanto, pretende-se realizar um levantamento fílmico e bibliográfico sobre as formas de visibilidade do corpo falante no cinema, problematizando a potência do dispositivo fílmico em dar visibilidade ao corpo que fala.

E, mais especificamente, analisar os dispositivos fílmicos mobilizados por Coutinho através da elaboração de fichas de descrição e análise das entrevistas realizadas pelo diretor para cada um dos quatro filmes que compõem o corpus dessa pesquisa: Cabra Marcado para Morrer (1984), Boca do Lixo (1993), Jogo de Cena (2007), e As Canções (2011).

As análises enfatizarão a corporalidade (práticas da oralidade e gestos) dos personagens e os dispositivos mobilizados por Coutinho para “fazer falar”, assim como o lugar da performatização da palavra nos dispositivos fílmicos do diretor.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - MIRIAN SOUSA ALVES
Interno - LUIZ CARLOS GONCALVES LOPES
Externo ao Programa - FILIPE ALVES DE FREITAS
Notícia cadastrada em: 01/04/2019 13:45
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-09.ditic.sgi.cefetmg.br.inst9