Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABELA BERTHO CAMPOLINA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISABELA BERTHO CAMPOLINA
DATA : 03/06/2019
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de Reunião do POSLING
TÍTULO:

Desenvolvimento de competência intercultural por aprendizes de Português como língua adicional: estudo multicaso em um curso preparatório para o PEC-G oferecido pelo CEFET-MG.


PALAVRAS-CHAVES:

interculturalidade; competência comunicativa intercultural; PLA; Pré-PEC-G; CEFET-MG


PÁGINAS: 27
RESUMO:

A globalização influenciou, durante as últimas décadas, o fluxo de estrangeiros que buscam por oportunidades de estudo e/ou no mercado de trabalho internacional. Esse cenário que ocorre mundialmente tem proporcionado o encontro de pessoas oriundas de vários países e de suas culturas. A respeito do Brasil, nos últimos anos, as instituições de ensino recebem cada vez mais alunos estrangeiros que optam por estudar aqui, facilitados por algumas iniciativas governamentais, como é o caso do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) (BRASIL, 2013). Diante deste panorama, novos contextos de comunicação vêm sido viabilizados e, por isso, novas questões sobre ensino e aprendizagem de língua estrangeira têm sido discutidas. Uma delas, que pretende justamente dialogar com este novo cenário, é o da então nova perspectiva de ensino: a intercultural (MENDES, 2011), que defende uma abordagem de ensino e de aprendizagem de língua estrangeira baseada na interculturalidade. Tal abordagem traz consigo uma nova visão de língua – enquanto língua-cultura. Nesse sentido, os alunos que vêm estudar a língua-cultura português no Brasil acabam participando de situações comunicativas com outros sujeitos falantes brasileiros. Esses encontros, ao proporcionar uma interação multicultural e intercultural, tem produzido experiências dos terceiros espaços, ou seja, um espaço intermediário no qual ocorremrenegociações entre a língua-cultura própria e língua-cultura alvo do aluno estrangeiro, que é também chamado de competência intercultural. Visto que esse processo é evidenciado em contexto de imersão, esta pesquisa busca analisar o desenvolvimento da competência intercultural dos alunos do curso preparatório para o exame Celpe-Bras, ofertado pelo CEFET- MG, para candidatos ao PEC-G. Os dados serão coletados por meio da aplicação de um questionário e da realização de entrevistas mensais. A análise do questionário e das narrativas dos participantes será feita com base nas quatro ‘percepções’ de cultura nativa e de cultura estrangeira propostas por Kramsch (1993) e no modelo de ‘competência comunicativa intercultural’ proposto por Byram (1997). Espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir para as discussões atinentes à interculturalidade e às práticas de ensino de Português como Língua Adicional – PLA, no contexto brasileiro.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - HENRIQUE RODRIGUES LEROY - UFMG
Presidente - MARIA RAQUEL DE ANDRADE BAMBIRRA
Externa ao Programa - MARILIA SCAFF ROCHA RIBEIRO
Interna - PATRICIA RODRIGUES TANURI BAPTISTA
Notícia cadastrada em: 27/05/2019 10:58
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-06.ditic.sgi.cefetmg.br.inst6