Com a palavra, Carlos: figurações da técnica na poesia drummondiana
técnica; poesia drummondiana; poesia no século XX; técnica-arte; filosofia-técnica-arte
O que se busca nesta pesquisa é pensar a técnica - o signo - em sua potência constitutiva e seus desdobramentos, considerando sua complexa multiplicidade, seus mecanismos de controle, de hegemonia e de apropriação. O exame se fará por um viés poético, a partir da análise de uma rica expressão literária que ora denuncia, ora anuncia um mundo de complexos aparatos tecnológicos, os quais ressignificam as linguagens e os comportamentos e dão novas formas à cultura. Nosso objetivo fundamental é estudar como o desenvolvimento acelerado e o advento das novas técnicas manifestam-se na escritura de Carlos Drummond de Andrade, poeta de leitura essencial para a compreensão das forças no século XX. A esse propósito soma-se o de investigar a relação da poesia drummondiana com seu tempo e seu contexto: as considerações que tece Drummond sobre o que observa e vivencia. Sua escolha de palavras para falar das mudanças verificadas e o tom que dá aos seus poemas fazem do mineiro um tipo especial de espectador da época, capaz de anunciar e analisar criticamente o porvir. Embora a arte não suporte outra composição senão a estética e, assim, o plano de criação esteja sempre em foco, não se trata, aqui, de fazermos um estudo sobre a técnica poética, mas da problematização, pela voz de Drummond – poeta e personagem -, de um século assinalado pelo uso de tecnologias continuamente aperfeiçoadas e de seus desdobramentos.