Banca de QUALIFICAÇÃO: SIMONE MARQUES DE MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SIMONE MARQUES DE MOURA
DATA : 12/07/2019
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Reunião do POSLING
TÍTULO:

Pelas lentes da memória:

Uma análise das identidades e imaginários sociodiscursivos manifestados nas narrativas de vida de retratistas do Aglomerado da Serra


PALAVRAS-CHAVES:

favela; narrativas de vida; imaginários-sócio discursivos


PÁGINAS: 38
RESUMO:

Este trabalho se propõe a analisar como os imaginários sócio-discursivos sobre as favelas de Belo Horizonte, em especial, o Aglomerado da Serra, vem sendo construído. Para isso foram consideradas nesta pesquisa, entrevistas realizadas com dois retratistas do Aglomerado da Serra, ambos moradores há mais de cinquenta anos do conjunto de vilas localizada na região centro sul. Desta forma, a partir das narrativas de vida compartilhadas por ambos os fotógrafos, foram analisados os imaginários sociodiscursivos engendrados em torno dos topônimos historicamente construídos e atrelados ao Aglomerado. Além disso, foram identificados e analisados os diversos ethé evocados pelos discursos dos retratistas.

Quanto aos pressupostos teóricos que norteiam este estudo, o caminho adotado prestigia os conceitos tratados pela Teoria Semiolinguística, de Patrick Charaudeau, particularmente o conceito de imaginários sociodiscursivos, cujo papel é primordial na fundamentação deste trabalho, bem como sua proposição sobre o ethos e as diversas formas de ethé que participam da organização das narrativas de vida.

Outras abordagens que dizem respeito à noção de ethos, em Amossy e Maingueneau também são aqui consideradas. A fundamentação teórica recorre ainda a algumas ideias oriundas de outras disciplinas representadas aqui por Bertaux, Machado e outros, para poder organizar nossas ideias em torno da temática da narrativa de vida ou ainda da presença da narratividade no quadro das entrevistas biográficas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - CLAUDIO HUMBERTO LESSA
Interna - GIANI DAVID SILVA
Presidente - LILIAN APARECIDA ARAO
Notícia cadastrada em: 09/07/2019 15:13
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-07.ditic.sgi.cefetmg.br.inst7