ARTICULADORES DE LEITURA: uma análise da proposta de formação de leitores da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte – Minas Gerais
Palavras-chave: Leitura literária. Formação de leitores. Formação de articuladores.
O objetivo da pesquisa é investigar o projeto “Articuladores de Leitura” e a relação desse com o processo de formação de leitores literários na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte – Minas Gerais. A pesquisa é de natureza qualitativa e envolveu o acompanhamento da formação e efetivação de ações relacionadas à leitura literária nas escolas de Ensino Fundamental da Rede de ensino do município. Para tal, foi realizado, a partir de novembro de 2017, o acompanhamento dos processos formativos dos servidores junto à equipe Ceale/FaE/UFMG. Entre 2018 e 2019 houve ainda a imersão em três escolas para analisar as experiências de efetivação das práticas no contexto das escolas públicas de Belo Horizonte. Nesse sentido, utilizou-se como estratégias metodológicas, a pesquisa de campo, como foco no estudo de caso, utilizando como ação investigativa entrevistas semiestruturadas e questionários. Para os objetivos do presente trabalho, propusemos, além do sumário de tese, a introdução e quatro capítulos. Na introdução serão explorados aspectos relacionados à vivência pessoal da pesquisadora acadêmica e profissional que justificam a escolha pelo campo e pelos caminhos de pesquisa. O primeiro capítulo pretende explorar, numa perspectiva teórica e reflexiva, aspectos relativos à literatura infantojuvenil, bem como a importância das ações de leitura para a formação do leitor literário. O segundo capítulo tem como foco discussões relacionadas a políticas públicas, com foco nas ações da RME-BH de formação de leitores. O terceiro capítulo corresponde a uma análise categórica das ações do curso de formação dos “Articuladores de Leitura”, contextualizando-o no âmbito das políticas públicas de formação de leitores literários da Rede. O quarto capítulo direciona-se a outra categoria analítica, que busca entender o contexto das escolas investigadas e analisar as ações e os resultados obtidos frente a implementação de prática de fomento à leitura literária, direcionadas pelo profissional responsável por participar das formações oferecidas e estabelecer reflexões e elos para propostas de fomento à leitura.