Banca de QUALIFICAÇÃO: Renato Pereira Aurelio

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Renato Pereira Aurelio
DATA : 13/09/2019
HORA: 14:00
LOCAL: CEFET-MG - Campus I (444)
TÍTULO:

CONTRIBUIÇÕES DE UM AVA E DAS TDIC EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO IFES – CAMPUS MONTANHA


PALAVRAS-CHAVES:

práticas de leitura; produção textual; AVA; TDIC; Língua Portuguesa;


PÁGINAS: 126
RESUMO:

Esta pesquisa parte do pressuposto de que a cultura tecnológica remete ao estabelecimento de novas formas de acesso ao texto. Estas, por sua vez, convidam o indivíduo a expressar-se através de múltiplas linguagens, além de posicionar-se diante da informação, transformando-a em conhecimentos significativos, de maneira colaborativa. No ambiente virtual, os processos de escrita e leitura requisitam conhecimentos sobre texto e textualidade, demandando o posicionamento dos indivíduos diante dos discursos por eles veiculados, com suas respectivas implicações ideológicas.

Os processos tecnológicos da atualidade representam uma possibilidade de desterritorialização da escrita e da oralidade, produzindo a interconexão das informações em nível global, com diferentes linguagens. Em termos de ensino e aprendizagem, isto não pressupõe o abandono das práticas mais tradicionais, mas, ao contrário, aponta para o encontro entre as modalidades presencial e virtual. Sob esta ótica, os professores poderão estimular a reflexão e a colaboração em torno dos conteúdos abordados, tanto na sala de aula convencional quanto na virtual, propiciando um ambiente favorável ao desenvolvimento das aulas. De fato, foram esses elementos que justificaram a necessidade de realização da pesquisa em torno das práticas de leitura e produção textual no Campus Montanha em contextos de aprendizagem mediados por ambientes integrativos de tecnologias digitais da informação e da comunicação e por ambientes virtuais de aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - VICENTE AGUIMAR PARREIRAS
Interna - MARTA PASSOS PINHEIRO
Externo à Instituição - JOÃO RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 03/09/2019 15:00
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-08.ditic.sgi.cefetmg.br.inst8