Estratégias linguísticas na construção de identidade e nas representações sobre a profissão docente: contribuições do Estágio Supervisionado na área de Letras
Identidade; Representações Sociais; Formação docente, Estágio Supervisionado.
O presente estudo tem comoobjetivo geral investigar a construção da identidade profissional do futuro professor de Língua Portuguesa, assim como sua relação com as Representações Sociais que emergem dessa construção no discurso de relatórios de estágio e questionários dos licenciandos do curso de Letras da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, unidade Divinópolis/MG. Para isso, embaso-me, principalmente, nos estudos de Bakhtin (1999) sobre a linguagem, a polifonia, o discurso, o gerenciamento de vozes, em Mondada e Dubois (2003) e em Koch (2003) que tratam sobre a referenciação e os mecanismos enunciativos, em Hall (2006), Woodward (2000), Bauman (2004) que abordam sobre a questão da identidade; em Moscovici (2003) que aborda sobre as Representações Sociais, Matencio (2004), Kleiman e Martins (2007) dentre outros que trazem reflexão, com viés da linguística, sobre a formação de professores. Além disso, essa pesquisa apresenta a questão da articulação teoria/prática a partir de posicionamentos teóricos, acerca da formação de professores, defendidos por autores como, Freire (1999), Nóvoa (2009), Tardif (2014), dentre outros. Analiso a construção do jogo interlocutivo em relatórios e questionários, levando em conta a assunção de papéis sociais, comunicativos e pessoais e a delimitação do(s) propósito(s) discursivo(s); identificando e descrevendo, analiticamente, os mecanismos enunciativos e seus efeitos na tessitura da trama discursiva dos relatórios de estágio. Além disso, identifico, por meio de recorrências de aspectos linguísticos, as Representações Sociais sobre a concepção de professor a partir da realização do Estágio Supervisionado descrevendo e analisando a construção dessas representações no discurso dos alunos materializado nos relatórios e questionários. Os resultados obtidos na pesquisa podem contribuir para proporcionar não apenas a mim, como pesquisadora, como aos demais profissionais interessados, subsídios que orientem as atividades de ensino-aprendizagem que visam à formação dos graduandos de Letras. Além disso, podem contribuir para a reflexão sobre a importância do Estágio Supervisionado no processo de construção da identidade do professor de língua portuguesa e de suas representações sobre a profissão.