Por uma Arquitetura Pedagógica para a Educação Híbrida no Ifes: Adoção de um AVA para o ensino de Língua Portuguesa, sob a perspectiva dos Sistemas Adaptativos Complexos e da Rede Social na EPTNM
Sistemas Adaptativos Complexos; Ensino de Língua Portuguesa; EPTNM; Educação Híbrida; AVA.
No presente estudo, situado no campo transdisciplinar da Linguística Aplicada, procurou-se investigar as potencialidades das tecnologias digitais de informação e comunicação e da Educação a Distância para o ensino presencial, convergindo para a Educação Híbrida, tendo em vista os processos de ensino e de aprendizagem de Língua Portuguesa na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Neste sentido, reflete-se sobre a implementação de uma sala virtual — elaborada sob os parâmetros do Design Pedagógico — com seus aspectos interativos e multissemióticos, favorecedores das práticas educativas de LP. Partindo da descrição sobre a trajetória da EaD, identificam-se as características (recursos e modos de interação) em cada momento histórico, culminando com a condição ubíqua e pervasiva da Sexta Onda da EaD. Apresenta-se a contextualização da Era Digital e da cibercultura, que fundamentam a emergência da Educação Híbrida. Em seguida, discute-se sobre a importância da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, resgatando o papel social da Rede Federal, com a constituição dos Institutos Federais (incluindo o Ifes), como integrantes de um conjunto de políticas públicas para a democratização da educação, num sistema do qual faz parte o campus Montanha, em que foi realizado o estudo. Aborda-se, assim, sobre o processo de institucionalização da EaD e da Educação Híbrida na Rede Federal e no Ifes, caracterizando a existência de um modelo pedagógico relacional, que ampara uma Arquitetura Pedagógica para a Educação Híbrida identificada. Em seguida, são descritos alguns tipos de ambientes virtuais de aprendizagem, com foco na Plataforma Moodle, utilizada para a prototipação da sala virtual para o componente Língua Portuguesa no âmbito do 3º ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado, ofertado no campus Montanha. Para isso, foi implementado o Projeto Linguagem e Tecnologias Digitais (PLTD), embasado na fundamentação do estudo sobre alguns referenciais curriculares que recomendam um ensino de linguagem e LP pautado nas tecnologias digitais e na Educação Híbrida, dentre os quais, as DCNEM (Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio), a BNCC e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a EPTNM. A partir de uma abordagem qualitativa, foram aplicados os procedimentos do estudo de caso e da pesquisa-ação no desenvolvimento da investigação, seguindo a perspectiva criativa e colaborativa do Design Thinking e suas etapas. Nas avaliações sobre o PLTD, pelos stakeholders, foram contemplados os aspectos interacionais que caracterizam o AVA como um Sistema Adaptativo Complexo e como uma Rede Social. As interfaces geradas na Plataforma Moodle, sob as demandas de usabilidade, design gráfico e fatores humanos, foram analisadas sob esta ótica, considerando-se o referencial mobilizado. Os resultados da pesquisa apontam para uma utilização produtiva da sala virtual, tendo em vista a empatia dos professores do campus Montanha, bem como a aprovação da turma aludida e do respectivo professor de Língua Portuguesa, quanto à participação no PLTD. Com a apropriação da AP para a Educação Híbrida e do modelo pedagógico relacional, foi possível estabelecer um repertório teórico e experiências práticas de ensino de LP no contexto da Era Digital, que colaboraram para a compreensão dos aspectos multimodais de utilização da linguagem no ciberespeço, possibilitando, especialmente aos discentes, uma aprendizagem ancorada no letramento digital.