Banca de DEFESA: Sonia Rodrigues Pereira Gomes

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
STUDENT : Sonia Rodrigues Pereira Gomes
DATE: 05/03/2021
TIME: 14:00
LOCAL: CEFET-MG (remotamente)
TITLE:

As necessidades do professor de Inglês para a promoção do letramento crítico em sala de aula: uma perspectiva estratégica de abordagem via gêneros


KEY WORDS:

Gêneros. Bakhtin. Pedagogia de gêneros da Escola de Sidney. Letramento crítico. Abordagem da Avaliatividade e Ideação.


PAGES: 122
BIG AREA: Lingüística, Letras e Artes
AREA: Letras
SUMMARY:

Esta tese tem como tema de pesquisa as necessidades do professor de inglês na promoção do letramento crítico a partir de uma perspectiva estratégica de abordagem via gêneros. As teorias de gêneros discursivos de Bakhtin e da Pedagogia de gêneros da escola de Sidney subsidiaram os trabalhos nesta tese. O problema de pesquisa passa pelas necessidades que o professor tem com vistas a promover habilidades para o letramento crítico, enquanto ativo intangível de empoderamento dos sujeitos. Novas tecnologias, mídias e novas formas de comunicação implicam, necessariamente, novos letramentos e, dentre esses, está o letramento crítico. O tema letramento crítico vem ganhando destaque no meio educacional, principalmente no exterior e isso porque cada vez mais o nosso cotidiano está ligado a novos gêneros discursivos, novas tecnologias e a internet. Assim sendo e tal como afirmado por JANKS e VASQUEZ (2011) é nessa rodovia informacional, melhor dizendo, nessa internet que fazemos nossas trocas informacionais nos dias atuais. Esta tese se alinha às propostas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), que já incorporou em seus grupos de trabalhos os temas letramento crítico e leitura crítica, com vistas à formação de estudantes. Trata-se, portanto, de uma pesquisa com professores, usando questionários e investigando as necessidades de professores de Inglês no uso sistemático do livro didático de Inglês do Ensino Médio do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD.

Nesta tese a pesquisa é de natureza qualitativa e o foco está no ensino de Inglês, nos gêneros discursivos e na promoção do letramento crítico. A tese se baseia numa pesquisa com professores, usando questionários para investigar sobre as necessidades de professores de inglês para a promoção do letramento crítico em sala de aula. O trabalho de pesquisa compreende o estudo de dados coletados com professores, usando questionários para investigar as necessidades e demandas a partir do livro didático de inglês do PNLD e dos gêneros discursivos.

A conclusão deste estudo sinalizou que há necessidade de inclusão do tema letramento crítico no contexto escolar, compreendendo o espaço da sala de aula e ambientes de aprendizagem. Diante de um novo panorama comunicacional, novos modos de produzir significados, contínua transformação dos textos digitais, interatividade e o acesso imediato à informação continuarão a oferecer desafios para os professores de linguagens. No contexto educacional cabe aos professores e educadores promover os letramentos e, inclusive, o letramento crítico.


BANKING MEMBERS:
Interna - ANA MARIA NÁPOLES VILLELA - CEFET-MG
Externo ao Programa - EVERTON LUIZ FRANKEN
Externa à Instituição - Maria Catarina Paiva Repolês - IFRP
Presidente - RENATO CAIXETA DA SILVA
Interno - VICENTE AGUIMAR PARREIRAS
Notícia cadastrada em: 12/02/2021 16:24
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-06.ditic.sgi.cefetmg.br.inst6