OS IMAGINÁRIOS SOCIODISCURSIVOS E A VISÃO ETÓTICA SOBRE MONTEIRO LOBATO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL AO MÉDIO
imaginário sociodiscursivo; visão etótica; Semiolinguística; livro didático; literatura
Nesta pesquisa apresentamos uma análise discursiva de oito coleções de livros didáticos de português do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio, procurando identificar, a partir dos textos e dos elementos linguísticos e semióticos, os imaginários sociodiscursivos e as visões etóticas de Monteiro Lobato, mobilizados para formulação de crenças e opiniões sobre esse autor/cidadão e sua obra. O referencial teórico-metodológico utilizado para análise dos dados foi constituído a partir da Semiolinguística de Charaudeau (2007, 2008, 2010a, 2010c), também Amossy (2008) e Maingueneau (2008). Para efeitos didáticos, estruturamos nossas análise em três níveis: (i) Modalização e modalidades: análise de itens lexicais, sintagmas nominais, adjetivais, adverbiais, verbais, estratégias discursivas; (ii) Interdiscurso e intertextualidade, estratégias discursivas; (iii) Análise de aspectos semióticos, que também contribuem para a construção dos imaginários sociodiscursivos e os ethé presentes no corpus. Para este Exame de Qualificação, selecionamos o livro Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso de Cereja et al., da Editora Saraiva. A partir dessa amostra, podemos concluir que esses autores mobilizam e constroem determinados imaginários sociodiscursivos valorizantes, ou não, sobre Lobato e sua obra. A partir dos textos e dos elementos linguísticos e semióticos, podemos projetar os ethé de Monteiro Lobato que emergem dos imaginários sociodiscursivos como sendo de um homem polêmico, conservador e crítico. Esses imaginários são baseados nos saberes de crença de opinião coletiva, uma vez que partem da opinião dos autores deste livro didático que pode divergir das outras coleções que ainda serão analisadas.