YOUTUBE E EDUCAÇÃO EM CONTEXTO PANDÊMICO: A linguagem multimodal em videoaulas de Língua Portuguesa
Educação. Gêneros Discursivos. Gramática do Design Visual. Videoaula. YouTube.
Este projeto de pesquisa tem como objetivo propor uma análise do papel das Tecnologias Digitais no ensino de Língua Portuguesa, considerando a videoaula como um fenômeno recorrente no ecossistema digital YouTube, tendo em vista as novas relações criadas entre alunos e professores, por meio de canais de vídeos na internet.
Devido ao contexto da pandemia pelo COVID-19, esse fenômeno se intensificou, abrindo novas oportunidades de analisar sobre o papel do vídeo publicado na internet com intencionalidades educacionais. A proposta é abordar o cenário das constituições dessas materialidades digitais para o ensino de Língua Portuguesa, por meio dos olhares da multimodalidade e gêneros discursivos, com base na Gramática do Design Visual.
A partir dessa pesquisa, espera-se evidenciar sobre o papel dessas videoaulas em um contexto atual, tendo em vista sobre os elementos gramaticais para elucidar as escolhas dessas composições educacionais em formato de imagens em movimento pela linguagem sociossemiótica.