Poéticas Digitais e a Relação Humano-Máquina
Poéticas Digitais, Relação Humano-máquina, Produção de Subjetividades
O objetivo central deste estudo é compreender o imaginário da relação humano-máquina em poéticas digitais, a partir da cartografia de uma rede de criação e pesquisa de poesia e arte digital, composta pelos grupos: 1maginari0, Ciclope, Tecnopoéticas, Nupill e Labfront. A tese prioriza a análise de produções desses laboratórios teóricos e práticos, por formarem uma rede, especialmente, por compor um movimento no Brasil na direção de um conhecimento técnico e científico sobre poesia e artes digitais, sendo assim, denominadas “comunidades experimentais" de criação, edição e crítica de poéticas digitais. A base teórica é constituída de autores que investigam o fenômeno da literatura digital (TORRES, 2005; 2007; MELO E CASTRO, 2014; BARBOSA, 1998; 2006, FUNKHOUSER, 2007), teóricos do pós-humanismo (HARAWAY, 1991, BUZATO, 2019) e filósofos da linguagem (DELEUZE GUATTARI, 1995; GUATTARI, 1993; DERRIDA, 2004) como importantes categorias para a compreensão das relações humano-máquina e produção de subjetividades. O resultado da pesquisa é uma direção para o reconhecimento de um campo de produção e crítica das poéticas digitais no Brasil, seus modos de existência e suas linhas de fuga.