ENCONTRO DE OLHARES NO ESPAÇO CINEMATOGRÁFICO: Wim Wenders, Yasujiro Ozu e a cidade de Tóquio
Espaço cinematográfico. Filme-ensaio. Wim Wenders. Yasujiro Ozu.
Esta dissertação propõe uma investigação sobre como o encontro de olhares dos cineastas Wim Wenders (1945–) e Yasujiro Ozu (1903–1963) no filme Tokyo-Ga (1985) pode estar ligado à noção de espacialidade no cinema. São apresentadas as características relacionadas à construção do espaço fílmico nas obras de cada um dos diretores, assim como influências que moldaram a forma como esses dois artistas entendem a linguagem cinematográfica, para finalmente traçar sugestões de leitura sobre o espaço de Tokyo-Ga. Para fundamentar a análise proposta nesta pesquisa, são utilizados principalmente os conceitos de: filme-ensaio, segundo Timothy Corrigan (2011); espaço literário e narração, a partir de Maurice Blanchot (1987; 2005); espaço cinematográfico, de acordo com Marcel Martin (2005); vazio e perda, segundo Roland Barthes (2004; 2007) e Didi-Huberman (1998); e imagem dialética, a partir de Walter Benjamin (2006). Ao final, conclui-se que duas ferramentas são essenciais à construção do espaço em Tokyo-Ga: a narração por voiceover e a montagem com imagens originais e imagens de arquivo. É sugerido que a jornada proporcionada pelo espaço fílmico eleva o potencial reflexivo da obra e, a partir da postura de respeito e aprendizagem do Zen, refletida de diversas formas nas linguagens dos diretores, os espaços autônomos são preenchidos por dualidades e as imagens do vazio podem tornar-se imagens dialéticas.