O DISCURSO HUMORÍSTICO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Discurso, humor, livro didático, PLE.
Esta dissertação apresenta um estudo sobre como o discurso humorístico tem sido explorado no processo de ensino do português como língua estrangeira, sobretudo no livro didático. O livro didático, é a principal ferramenta utilizada por professores no processo de ensino, sendo um importante material pedagógico, pois na maioria dos contextos, é o responsável por nortear o trabalho do professor, além de ser uma considerável fonte de informação e de acesso à cultura. Além do mais, é portador de diversos gêneros textuais, que são utilizados no cotidiano. No entanto a presente pesquisa se volta especificamente ao gênero humorístico, o qual revela-se eficaz no processo de aprendizagem, pois além de proporcionar o divertimento, como preconizam alguns estudos, ele é constituído a partir de uma grande carga semântica e linguística, juntamente com ideologias e aspectos culturais, pois a partir do discurso humorístico é possível compreender a cultura de um povo e os costumes de uma sociedade, fazer críticas e ao mesmo tempo trazer reflexões, assim, considerando-se principalmente as pessoas que buscam aprender o português como língua não materna, pessoas essas vindas de outros países, pelos mais diversos motivos, como guerras ou perseguições; sendo algumas delas deslocadas forçadas, apátridas, imigrantes, pessoas que buscam melhores condições de vida, ou que simplesmente desejam aprender o português como língua adicional, é preciso considerar a necessidade de se aprender, tanto os aspectos linguísticos, quanto os culturais, para que elas possam de fato fazer parte da comunidade, no caso em específico da comunidade brasileira, o motivo pelo qual, escolhemos investigar o discurso humorístico, pois consideramos, que ele pode ser capaz de contribuir de forma significativa para o ensino do português como língua estrangeira.