Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILLA SAYURI FUJIWARA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PRISCILLA SAYURI FUJIWARA
DATA : 12/05/2022
HORA: 14:00
LOCAL: campus Nova Suiça
TÍTULO:

PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL:

A representação sociodiscursiva e estratégias enunciativas no discurso político

 


PALAVRAS-CHAVES:

Análise do Discurso, Teoria Semiolinguística, Discurso Político, Interdiscursividade, dialogismo, Ethos, Pathos, Imaginários Sociodiscursivos.


PÁGINAS: 38
RESUMO:

“É só uma gripezinha”, “Quem é de direita toma cloroquina, quem é de esquerda, toma tubaína”, "Se a economia afundar, afunda o Brasil”. Como uma espécie de vírus verbal, as declarações do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, foram repetidas inúmeras vezes, circulando de formas diversas - durante declarações em cadeia de rádio e televisão em rede nacional, em entrevistas para os veículos de comunicação ou em suas lives periódicas postadas em suas redes sociais. Tais enunciados citados constituem parte do discurso que será nosso objeto de estudo linguístico. A partir da Análise do Discurso (AD), mais especificamente a Teoria Semiolinguística de Charaudeau, este projeto de pesquisa pretende evidenciar como as estratégias enunciativas operaram o discurso político, enquanto ato de linguagem, durante a pandemia da covid-19 no Brasil. O discurso político tem sido central nesse momento sócio-histórico brasileiro, sobretudo quando o sujeito enunciador é o presidente da República. As estratégias elencadas para a análise passam pela interdiscursividade e o dialogismo; a construção da imagem de si de um ethos de credibilidade e os elementos patêmicos encenados em um discurso político populista; todas estratégias relacionando-se e estabelecendo imaginários sociodiscursivos. 

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - CLAUDIO HUMBERTO LESSA
Externo ao Programa - ANTONIO AUGUSTO BRAICO ANDRADE
Notícia cadastrada em: 28/04/2022 20:13
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-08.ditic.sgi.cefetmg.br.inst8