LETRAMENTO DIGITAL DO LEITOR/CIDADÃO: uma análise da busca e compreensão de andamentos processuais
Leitura em ambiente digital, Letramento Digital, Navegação, Portal Público
As informações, atualmente, estão em toda parte e ao alcance de um clique. Para acessá-las não basta apenas ser alfabetizado, é preciso ser letrado, ou melhor, letrado digital. Essa situação, que ora se apresenta, não é diferente com os dados disponíveis em ambiente digital pertinentes ao setor público, haja vista o desenvolvimento do Governo Eletrônico (e-Government) e do Processo Judicial eletrônico (PJe). Diante disso, a fim de analisar a acessibilidade desses dados, é que essa pesquisa tem como foco investigar como cinco cidadãos, com um bom índice de letramento digital, demonstraram suas habilidades de busca e compreensão dos andamentos processuais de suas ações judiciais, navegando pelo Portal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A fundamentação teórica que embasou a análise dos dados coletados foi respaldada nos estudos sobre leitura em ambiente digital, letramento digital, navegação, hipertexto e Gramática do Design Visual, através dos estudos de Soares (2001, 2002), Coscarelli (2002, 2006, 2010, 2016), Santaella (2004), Kress e van Leeuwen (2006). Essa experiência permitiu constatar que mesmo que o cidadão possua habilidades no trato com as ferramentas digitais, a efetividade ao acesso a esse tipo de informação esbarra, de acordo com os resultados desta pesquisa, no desconhecimento do vocabulário jurídico e da navegação pelo portal. Assim, por mais que esses portais públicos disponibilizem informações para acesso de qualquer cidadão, a exatidão para obtê-las ainda é precária.