Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINE HOFFMANN BRITTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAROLINE HOFFMANN BRITTO
DATA : 14/09/2018
HORA: 14:30
LOCAL: CEFET-MG - campus I - Av. Amazonas, 5253
TÍTULO:

INTEGRAÇÃO DE TDICs E LETRAMENTO DIGITAL: perspectivas de gestores e docentes de uma IES em Belo Horizonte/MG


PALAVRAS-CHAVES:

Letramento digital; mediação de processos educativos pelas TDIC; prática docente.


PÁGINAS: 37
RESUMO:

O letramento não pode ser considerado um processo único e nem a mera aquisição de habilidades de leitura e escrita. Abordagens modernas ampliaram o entendimento de letramento para uma construção social. Em contextos em que gestores e professores são digitalmente letrados, pressupomos que haja uma potencialidade latente para que o processo educativo seja orientado pelos efeitos da revolução digital e para formação discente com perfil adequado à Sociedade da Informação. Percebe-se, entretanto, que o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação ainda são negligenciadas nas práticas pedagógicas. Promover o(s) letramento(s), o letramento digital em específico, significa empoderar o indivíduo de modo a ampliar suas possibilidades de interação social, de participação ativa na sua própria formação e independência intelectual, como também, em uma melhor formação do aluno para o mercado de trabalho competitivo. Com o intuito de construir um panorama da utilização das tecnologias digitais da informação e da comunicação para mediar as práticas educativas, delimitou-se os cursos de Direito, Administração e Psicologia de uma instituição privada de ensino superior, onde será realizado um estudo de caso, utilizando-se a pesquisa documental, com análise do PDI, e a pesquisa de campo com entrevista aos gestores de cada curso e ao diretor geral. Por meio desses instrumentos, observaremos  as ações presentes na administração dessa instituição, pautadas por uma compreensão do conceito de letramento digital e pelos níveis de letramento digital dos gestores e professores, assim como a compreensão dos investigados sobre as demandas sociais pelas TDIC. Pretendemos, com uma abordagem qualitativa, obter uma visão crítica do cenário investigado e sugerir um Plano de Ação Educacional à IES na perspectiva de aprimorar a atuação dos gestores e professores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - VICENTE AGUIMAR PARREIRAS
Interno - RENATO CAIXETA DA SILVA
Interno - MARTA PASSOS PINHEIRO
Notícia cadastrada em: 11/09/2018 15:31
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