Banca de QUALIFICAÇÃO: Thiago Rafael Nogueira Cardoso

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Thiago Rafael Nogueira Cardoso
DATA : 17/10/2019
HORA: 13:30
LOCAL: Sala 117, prédio 20, 1º andar, Campus II, Av. Amazonas, 7675, Belo Horizonte - MG
TÍTULO:

Aplicação de Ferramenta de Apoio à Decisão em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu


PALAVRAS-CHAVES:

DEA; Redes Sociais; Sociometria; Ferramentas de apoio à decisão; CEFET-MG


PÁGINAS: 52
RESUMO:

Os programas de pós-graduação em instituições de ensino superior representam um papel importante na sociedade brasileira e vem sendo discutida e modificada significativamente há décadas, especialmente no que se refere às formas de avaliação. No contexto das instituições públicas, no qual os recursos são sustentados pela contribuição da sociedade, torna-se ainda mais necessário a avaliação da eficiência para que os resultados obtidos estejam de acordo aos insumos utilizados.

Este estudo tem como objetivo avaliar o desempenho dos programas de pós-graduação do CEFET-MG utilizando-se de critérios para a tomada de decisão que contemplem as alocações de recursos em relação aos vários fatores que caracterizam as atividades como ensino, pesquisa e extensão.

A pesquisa tem uma abordagem quantitativa sob um prisma funcionalista.  Utiliza-se de sociobibliometria para seus fins descritivos. O método utilizado teve uma abordagem objetivista sendo respaldado pela técnica de análise envoltória de dados (DEA). 

Foi realizado um corte transversal dos anos de 2013 a 2016, período referente ao último período de avaliação da Capes. A investigação empregou métodos sócio-bibliométricos, utilizando os testes estruturais da teoria como (small-world e homofilia), e se embasou na teoria de redes. Conclui-se ao avaliar as redes a presença de homofilia entre os programas e que as mesmas se comportam segundo a teoria de small-world. As redes apresentam características diferentes em sua composição podendo ser verificado através das análises sociométrica. O estudos também apontam, de forma pré-eliminar, ganhos na aplicação do método DEA nas comparações de programas de pós-graduação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - UAJARA PESSOA ARAUJO
Interna - LIVIA MARIA DE PADUA RIBEIRO
Externo à Instituição - MATHEUS LEMOS DE ANDRADE
Externa à Instituição - PAULA KARINA SALUME - PUCMinas

Notícia cadastrada em: 14/10/2019 18:00
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-06.ditic.sgi.cefetmg.br.inst6