Resistência Feminina no Contexto Brasileiro dos Games On-line e a sua Influência na Tomada de Decisão dos Produtores de Games
resistência do consumidor; masculinidade hegemônica; gênero; tomada de decisão
A presente pesquisa analisa as práticas de resistência femininas no contexto dos games on-line no Brasil, sob a lente teórica da masculinidade hegemônica. O campo dos games on-line possibilitam a interação social entre diversos tipos de pessoas, tornando saliente especialmente características negativas do comportamento humano, em virtude da sensação de anonimato oferecida pela internet. Atualmente os games representam a parcela mais significativa da indústria do entretenimento global, abrangendo um grande público. Suas características de competitividade favorecem ao surgimento de comportamentos nocivos. Nesse sentido se faz relevante buscar compreender como o público feminino lida com esse ambiente, criando estratégias de resistência à ideologia hegemônica masculina dominante no mercado. De forma adicional se buscar compreender também: como as implicações dessa resistência afeta o processo de tomada de decisão nas empresas do setor. A relevância de se discutir gênero nos games tem como base a compreensão de que a cultura de massa constrói e reforça ideias, visões de mundo e interações sociais, reforçadas e refletidas no consumo.