Consumo de Roupas na Pandemia: desaceleração não intencional do consumo e impactos para as decisões gerenciais
Moda; desaceleração do consumidor; Covid-19; decisões gerenciais
No período da pandemia de Covid-19 consumidores passam por uma redução no ritmo de vida que se relaciona diretamente com o consumo. Este estudo visa responder como a desaceleração não intencional do consumidor afeta o consumo de moda. São considerados como base teórica estudos que abordam desconexões temporais experimentadas por consumidores evidenciando que a passagem do tempo pode ser interpretada de diferentes maneiras com interferências diretas no consumo, e abordagens sobre moda, visto que estudo é realizado com ênfase no consumo de roupas durante a pandemia. Para dar suporte à pesquisa foram realizadas entrevistas fenomenológicas com mulheres que tiveram suas práticas de consumo modificadas em função da pandemia, e os dados foram analisados sob a lógica da hermenêutica. Como resultados foram encontradas relações da velocidade do consumo com os ambientes acessados, medidas de higiene para prevenção do contágio, com a redução das socializações, e com o desconforto com modificações do corpo ocorridas durante o isolamento social. O trabalho faz contribuições teóricas para o fenômeno da desaceleração mostrando elementos que o compõem, e trazendo informações úteis para embasar decisões gerenciais no que tange a atender melhor as consumidoras em períodos de desaceleração ao mostrar como as mulheres tem se relacionado com o consumo de roupas no período.