Inovações Gerenciais Baseadas em Insights Comportamentais: um olhar sobre os processos decisórios na sua adoção em organizações brasileiras
Inovação Gerencial; Insights Comportamentais; Processos Decisórios
O objetivo desta proposta de pesquisa é analisar a adoção de inovações gerenciais baseadas em insights comportamentais em organizações brasileiras. A investigação será fundamentada nos conceitos e perspectivas teóricas atinentes a insights comportamentais, inovação, inovação gerencial e processo decisório de adoção de inovação, buscando-se uma articulação entre tais tópicos de pesquisa, com análises no nível do indivíduo, da organização e da inovação. Optou-se para este trabalho uma proposta metodológica com abordagem de natureza qualitativa, de objetivo descritivo, por meio do método de estudo multicasos. Propõe-se investigar organizações brasileiras (públicas e privadas), que tenham adotado insights provenientes das ciências comportamentais em suas estruturas, técnicas, práticas e processos de gestão. Para a coleta de dados, pretende-se o levantamento e análise documentos, que tem por objetivo investigar a difusão de insights comportamentais em organizações no Brasil e verificar aquelas que adotaram a prática. Posteriormente, intenta-se a realização de entrevistas semiestruturadas com os principais gestores e tomadores de decisão de tais organizações, propendendo uma triangulação de dados obtidos por meio das entrevistas e documentos. Os modelos de processos decisórios preconizados pela literatura de geração, adoção e difusão de inovação subsidiarão o entendimento e possível comparação dos processos de incorporação de insights comportamentais nas organizações brasileiras. Tais modelos serão confrontados com os dados coletados, com o objetivo de analisar e identificar etapas e fatores determinantes (individuais, intraorganizacionais e interorganizacionais) das decisões de adoção ou rejeição das práticas baseadas nas ciências comportamentais. Espera-se como contribuição desta pesquisa abrir caminhos para explorar as possibilidades do uso dos insights comportamentais à gestão, uma vez que, esta linha de investigação pode vir a contribuir mais com o entendimento e a prática da gestão como hoje são vivenciadas, criando-se, assim, uma ponte mais concisa e legítima entre as ciências comportamentais e a inovação gerencial.