Transporte, Política Pública e Mobilidade Urbana: desafios da avaliação da implantação de faixa exclusiva de ônibus
Mobilidade urbana; Transporte público; Faixa exclusiva de ônibus; Tomada de decisão pública
Atualmente, ações de priorização do transporte público coletivo em detrimento do individual vem sendo objeto de decisões da Administração Pública a fim de atrair, recuperar e/ou fidelizar os usuários desse modo. Por sua vez, a implantação de faixas exclusivas de ônibus é um exemplo dessa política pública de priorização a fim de garantir a melhoria deste serviço, uma vez que contribuem para a redução do tempo de viagem, mantem a confiabilidade, aliviam o congestionamento, reduzem o consumo de combustível e outros. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo explorar os dados públicos e abertos do município de Belo Horizonte visando discutir a eficácia da implementação de faixas exclusivas de ônibus quanto ao problema de mobilidade da cidade. Para o alcance desse objetivo, foi necessário estabelecer um referencial teórico que sustentasse conceitualmente a pesquisa sobre o processo de tomada de decisão na Administração Pública, o sistema de transporte público coletivo por ônibus e a implantação das faixas exclusivas. Para o percurso metodológico, optou-se pela condução de uma pesquisa quantitativa por meio de análise estatística descritiva dos dados obtidos na BHTRANS. Os resultados relacionados à eficácia da implementação de faixas exclusivas de ônibus foram que a partir dos dados disponíveis verificou-se deficiências que prejudicaram a análise, como por exemplo, o fato de que os bancos de dados disponibilizados pela BHTRANS foram preliminarmente sintetizados e tratados, o que impossibilitou explorações metodológicas sobre o fenômeno, não sendo possível afirmar se a política pública é eficaz ou não.