Aula Magna



O Curso de Mestraso Em Tecnologia de Produtos e Processos convida V. Sa. para a Aula Magna que ocorrerá no dia 17 de setembro (terça-feira, 14h), no auditório campus I.




“Antropoceno: o homem está deixando sua pegada no Planeta?” será o tema da palestra a ser proferida pela Professora Pesquisadora Graciela Arbilla de Klachquin do Instituto de Química da UFRJ.




Faça a sua inscrição:


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfGD9TxY45wajcIbJ4R5_LiHyCwyYD8vHY2X-28WLzEDHcbmg/viewform?vc=0&c=0&w=1



Resumo: 

 

Nas últimas décadas, o homem tem se convertido em uma força geológica, competindo com as forças naturais, no impacto e modificação do sistema Terra. O termo Antropoceno foi proposto pelos cientistas Paul Crutzen e Eugene F. Stoemer, em 2000, para descrever esse novo tempo e enfatizar o papel preponderante do homem na geologia e na ecologia. Nesta apresentação será realizada uma breve revisão da intervenção humana no Planeta, desde o ponto de vista geológico e ambiental, serão discutidas as diferentes abordagens para identificar o início do Antropoceno e as evidências de que, desde o ponto de vista da química, da biologia e das ciências ambientais, estamos em um novo tempo, no qual o homem está mudando o equilíbrio  do Sistema Terra. Não há dúvidas de que o homem tem modificado o Planeta de uma forma inequívoca e, em alguns casos irreversível, e que os conceitos do Holoceno não podem mais ser utilizados para descrever as tendências das variáveis químicas e biológicas e o futuro do sistema Terra como um todo. O amanhã depende, em grande medida, das ações para otimizar a relação do homem com o meio ambiente.

 
Notícia cadastrada em: 11/09/2019 22:59
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-07.ditic.sgi.cefetmg.br.inst7