CURRÍCULO INTEGRADO NA EPTNM: mediação das diretrizes curriculares nacionais com as práticas docentes de ensino
EPTNM. Currículo Integrado; Legislação Educacional; Cultura Escolar;Práticas de Ensino.
O tema do projeto é referente a currículo integrado e sua condição na tríade que envolve diretrizes curriculares nacionais, cultura escolar e práticas docentes de ensino. A situação geradora do projeto é, pois, a constatação de o que o currículo integrado é presente na diretriz curricular e distante da cultura escolar e das práticas docentes de ensino no âmbito da EPTNM da RFEPCT. De modo particular, trata-se de uma pesquisa sobre as DCN para a EPTNM e sobre a literatura (dissertações e teses) produzida no Brasil sobre currículo integrado no período de 1999 a 2019, tendo em vista a elaboração de um produto que possa ser utilizado na apresentação a jovem professor ingressante na RFEPCT da concepção de currículo integrado, tal qual prescrita na resolução 06/2012 do Conselho Nacional de Educação. O problema gerador ou inspirador da pesquisa e do produto a ser elaborado é, pois, essa distância que há entre legislação educacional em vigor e as práticas docentes de ensino. O foco do projeto é a realização de estudos sobre legislação e sobre a literatura (teses, dissertações e produtos de MP) referente a currículo integrado e a criação de um produto [uma cartilha] que possa ser utilizado como instrumento para apresentação ao docente recém-ingressado na EPTNM da RFEPCT sobre a concepção de currículo integrado contida nas DCN.