“CURRÍCULO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: ESTUDO DE CASO SOBRE PROJETOS INTEGRADORES EM UM CURSO DE MEIO AMBIENTE DA RFEPCT”
Educação Técnica. Currículo Integrado. Projetos Curriculares Integradores.
São extensas as discussões que tratam das dificuldades das instituições de ensino técnico e tecnológico em implementar o ensino integrado, embora exista um documento base com instruções, princípios e finalidades muito bem escritos. Não foi diferente, porém, com Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – campus Bambuí que possui cinco cursos integrados que funcionam visivelmente como concomitantes. Na tentativa de vencer estas dificuldades, foi criado no campus o Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio com base em ações e projetos integradores. Pretende-se, com este estudo, entrever os êxitos obtidos através da referida prática pedagógica através da análise documental de seus projetos, assim como por entrevistas semiestruturadas com os professores e coordenadores que deles participaram. Como resultado, propõe-se a criação de um vídeo que dê visibilidade às ações exitosas e incentive suas práticas nos demais cursos integrados da rede EPT.