EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS: EXPECTATIVA VERSUS REALIDADE
Educação Financeira, Ensino Médio Integrado, EPT, BNCC
O objetivo desta pesquisa é identificar a presença da educação financeira no ensino médio integrado da educação profissional e tecnológica (EPT) , como ela está sendo abordada em sala de aula e a percepção da equipe pedagógica ou coordenação de curso sobre a temática. A educação financeira foi inserida de forma explícita na Base Nacional Comum Curricular para o ensino médio (BNCC) em sua última atualização, no ano de 2017. Desde então, as instituições de ensino deveriam abordar a temática com os discentes. O sistema econômico do país é o capitalista. Assim, além do contexto normativo prescrito pelo Ministério da Educação (MEC), o modelo de ensino da educação profissional e tecnológica (EPT) é voltado para a formação integral do aluno e sua preparação para o mundo do trabalho e para viver em sociedade. Esses fatores justificam a relevância desta pesquisa. Como metodologias de pesquisa aplicar-se-á a pesquisa bibliográfica e documental e entrevista semiestruturada com a equipe pedagógica ou coordenação do curso técnico integrado em eletrônica do CEFET-MG Campus II, do COLTEC/ UFMG e do IFMG Campus Ribeirão das Neves. O produto educacional será um curso de extensão para auxiliar o corpo docente das instituições de ensino na abordagem da educação financeira na EPT. A escolha do produto justifica-se pela hipótese de que uma das limitações para a abordagem da educação financeira nas escolas é a distribuição de carga horária em contrapartida do alto volume de conteúdos obrigatórios que devem ser ministrados em sala de aula.