CAPES prorroga a duração das bolsas de mestrado e doutorado

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  prorrogou por até três meses o prazo de vigência das bolsas de mestrado e doutorado no Brasil. A ação tem caráter excepcional e vai beneficiar bolsistas que estão com o andamento das pesquisas  prejudicado devido à pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19):
http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-55-de-29-de-abril-de-2020-254678286
.
A prorrogação é direcionada ao programa de pós-graduação que cancelou ou adiou as atividades por não ser possível desenvolver as pesquisas de forma adequada à distância. Atividades laboratoriais e de campo, cursos que estão com restrição de acesso a instalações, necessárias para executar as atividades, ou outros contratempos ligados à COVID-19. Segundo o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Conrado Rodrigues, o prazo será estendido para todos os bolsistas da Capes (mestrado e doutorado) no CEFET-MG.

A medida é destinada a todos os bolsistas que estão com benefício ativo. As cotas das bolsas continuarão ocupadas durante o período de prorrogação e o programa de pós não pode substituir os pesquisadores durante esse intervalo. Não será possível estender o prazo além da data de titulação do bolsista.

A ação será estendida ao Programa Institucional de Apoio à Pós-Graduação, de acordo com o diretor Conrado Rodrigues. Com isso, todos os bolsistas do programa, independente do curso, terão suas bolsas automaticamente prorrogadas por três meses. "Para nós, todos os bolsistas estão sendo impactados pelo contexto da pandemia, cada um à sua maneira. Portanto, adotaremos o prazo de extensão para todos",  destaca o professor Conrado. Só em 2019, o Programa Institucional de Apoio à Pós-Graduação beneficiou 77 alunos de mestrado e 29 de doutorado.

Avaliação
Para não prejudicar a avaliação dos programas de pós-graduação, a Capes vai excluir a variável de tempo de titulação da avaliação dos programas no quadriênio 2017-2020. As diretorias de Avaliação, Programas e Bolsas no País e Tecnologia da Informação estão adotando de forma urgente todas as medidas necessárias para se adequar à Portaria, que terá vigência enquanto durar a atual crise de saúde.
--
Secretaria de Comunicação Social - SECOM
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG
www.cefetmg.br
www.facebook.com/cefetmg
www.twitter.com/cefet_mg
www.instagram.com/cefetmg
(31) 3319-7004

Notícia cadastrada em: 07/05/2020 09:09
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-08.ditic.sgi.cefetmg.br.inst8