Simulação de Knock em Motores de Ignição por Centelha: Comparação e Validação dos Modelos para E27
Motores de Combustão Interna; Knock; Etanol; Simulação 0D
Os motores de combustão interna são a forma de propulsão ainda predominante em veículos de pequeno porte, além de estarem presentes em diversas outras aplicações de transporte, geração de energia e trabalho de grande porte. A detonação é uma forma de combustão anormal que impõe severas restrições a eficiência dos motores de ignição por centelha. Também chamado de knock, termo que doravante será utilizado neste trabalho, este fenômeno é caracterizado pela propagação de ondas de choque supersônicas que excitam a estrutura do motor podendo causar danos severos e irreparáveis. Por tais motivos, o knock é um fenômeno de grande importância para o desenvolvimento dos motores e sua identificação representa significativa possibilidade de se produzir maquinas térmicas mais eficientes. O presente trabalho tem o objetivo de comparar métodos de detecção de knock com as equações básicas de modelos computacionais de knock, incluindo modelos utilizados em softwares comerciais disponíveis no mercado, e verificar a aplicabilidade destes modelos para a situação experimental apresentada.