Banca de QUALIFICAÇÃO: Carla Milagros Espinal Rodriguez

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Carla Milagros Espinal Rodriguez
DATA : 04/09/2017
HORA: 09:30
LOCAL: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
TÍTULO:

Percepção e avaliação da paisagem sonora em áreas urbanas. Estudo de caso no Parque Municipal Américo Renné Giannetti em Belo Horizonte.


PALAVRAS-CHAVES:

Conforto Acústico. Espaço urbano. Paisagem sonora. Mapeamento sonoro


PÁGINAS: 80
RESUMO:

Uma considerável parte dos usuários das grandes cidades estão expostos a níveis sonoros elevados, o que pode repercutir negativamente na saúde e na qualidade de vida da população. Para atingir um nível satisfatório de conforto acústico nos espaços urbanos, além do atendimento às normas técnicas e às legislações pertinentes, as avaliações do ambiente sonoro, levando em conta o contexto e a percepção humana, são também parâmetros a serem considerados. O ambiente sonoro que é percebido por um indivíduo em um determinado contexto é denominado paisagem sonora. A percepção dos sons ambientais podem variar entre indivíduos, resultando incômodo para uns e um som agradável para outros. Este trabalho tem como objetivo estudar a paisagem sonora por meio da análise da percepção dos usuários do Parque Municipal Américo Renné Giannetti de Belo Horizonte, bem como de estudantes de arquitetura e urbanismo que tenham cursado a disciplina de acústica, para definir critérios de avaliação do conforto acústico no espaço. Para este fim, foram feitas medições acústicas e microclimáticas, assim como entrevistas com o uso de formulários dirigidos aos usuários do espaço, e questionários destinados aos estudantes, para serem respondidos em diferentes pontos amostrais dentro do parque. Esses dados foram posteriormente analisados e tratados gerando camadas de informação. Como resultados, espera-se analisar a percepção da paisagem sonora do parque, comparando as respostas dos usuários também em cada uma das estações. Os dados coletados poderão ser mapeados, apresentando graficamente os pontos de maior qualidade sonora e os pontos mais degradados acusticamente, evidenciando a percepção do ambiente sonoro no parque, o que poderá ser útil para a elaboração de diretrizes visando a melhoria da qualidade sonora neste espaço urbano.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - CONRADO DE SOUZA RODRIGUES
Presidente - MARIA CRISTINA RAMOS DE CARVALHO
Interno - SIMONE QUEIROZ DA SILVEIRA HIRASHIMA
Notícia cadastrada em: 31/08/2017 09:22
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-06.ditic.sgi.cefetmg.br.inst6