A multimodalidade no ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos: análise do uso do livro didático adaptado em Libras
Livro Didático adaptado, Libras, LP2, Ensino L2, Surdez
O presente trabalho pretende apresentar estudos iniciais da pesquisa que investiga os aspectos relacionados ao uso do Livro Didático adaptado ao aluno surdo em seu aprendizado da Língua Portuguesa (LP) como segunda língua, com base nos conceitos da teoria da Semiótica Social e nos princípios que norteiam o conceito da Multimodalidade. Dentro dessa perspectiva, propõe-se a analisar a apropriação, pelo professor e o aluno surdo, dos recursos de significação utilizados em livros didáticos de ensino de LP adaptados em língua de sinais e sua influência no estímulo para a compreensão e a aprendizagem da LP como segunda língua (L2) e como esses alunos se orientam para desenvolver seu aprendizado. A metodologia usada foi de caráter qualitativo, com pressupostos etnográficos, neste caso, estive presente, na sala de aula, durante todo período da coleta de dados. Em alguns momentos da coleta atuei como observador participante, embora não tenha participado do ensino da atividade. Os dados coletados revelam que a LS é circulante nos espaços educativos, o não uso do LD com os alunos, desconhecimento dos professores quanto ao uso das ferramentas tecnológicas, baixo uso de recursos imagéticos como apoio didático e desconhecimento de estratégias de ensino da LP como segunda língua - na modalidade escrita.