Banca de DEFESA: FRANK DA SILVA GONÇALVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANK DA SILVA GONÇALVES
DATA : 10/06/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do Campus VI, Av. Amazonas, 5855 - Gameleira, Belo Horizonte - MG
TÍTULO:

O USO DA LITERATURA NO ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA


PALAVRAS-CHAVES:

Literatura, Materiais Didáticos, PLE, Abordagem Intercultural.


PÁGINAS: 279
RESUMO:

A presente tese tem como tema o uso de textos literários no ensino de português língua estrangeira (PLE), com o objetivo de descrever e discutir esse uso em materiais didáticos e na prática docente no CEFET-MG com o intuito de explicitar o potencial da literatura como uma ferramenta para estabelecer uma abordagem intercultural. Para isso, partimos de uma discussão sobre o papel da literatura no ensino de PLE e sobre o lugar desses textos nos livros didáticos e na prática docente. Nesse contexto, percebemos que a literatura vem sendo empregada como pretexto para a exploração de aspectos gramaticais, lexicais, fonológicos e atividades de compreensão escrita. Além disso, verificamos a contribuição do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira como instrumento de promoção da abordagem intercultural por meio do compartilhamento de unidades didáticas para o ensino de PLE. Com referência em teorias que discutem o papel da literatura e a abordagem intercultural no ensino de línguas, analisamos, primeiramente, essas unidades didáticas e materiais didáticos produzidos por docentes de PLE a partir de textos literários. Posteriormente, analisamos e discutimos a prática de ensino, com esses materiais, de quatro docentes em diferentes contextos de aprendizagem de PLE no CEFET-MG. Nesse sentido, esta pesquisa tem um cunho qualitativo envolvendo o estudo de caso. As análises dos materiais indicam que os elaboradores das unidades didáticas cumprem, em parte, o que PPPLE propõe metodologicamente. Já os materiais dos docentes são concebidos tanto em bases comunicativas como estruturalistas. No que se refere aos docentes de PLE, constatamos que eles exercem um papel fundamental para o desenvolvimento de uma abordagem intercultural da literatura. O estudo mostra que, para adotar uma postura de professor interculturalista no trabalho com a literatura, o docente necessita estar sensibilizado para isso. As reflexões apresentadas, nesta tese, podem contribuir para a formação de professores e na elaboração de materiais didáticos interculturais.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - JERONIMO COURA SOBRINHO - CEFET-MG
Interno - RENATO CAIXETA DA SILVA
Interno - VICENTE AGUIMAR PARREIRAS
Externa à Instituição - APARECIDA REGINA BORGES SELLAN - PUC - SP
Externa à Instituição - IDALENA OLIVEIRA CHAVES - UFV
Externo à Instituição - HENRIQUE RODRIGUES LEROY - UFMG
Externa à Instituição - IDA LÚCIA MACHADO - UFMG
Notícia cadastrada em: 05/06/2019 07:14
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