Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS DIEGO GONÇALVES DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS DIEGO GONÇALVES DA COSTA
DATA : 11/06/2019
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Reunião do POSLING
TÍTULO:

AS POÉTICAS DO ESPAÇO VIRTUAL: Diferença, Videogames e Simulacro


PALAVRAS-CHAVES:

videogames, filosofia, literatura, diferença, técnica, tecnologia, simulacro


PÁGINAS: 59
RESUMO:

A presença cada vez mais comum da tecnologia no cotidiano contemporâneo
recondiciona, de múltiplos modos, o contato com as diversas naturezas de imagens e textos.
Com isso surgem novas mídias e novos formatos de expressão artística e cultural que
recontextualizam as noções de técnica e criação. Nos cabe examinar essas emergências nos
âmbitos sociais, perceber quais rupturas e deslocamentos ocorrem e, com isso, tentar
compreender os territórios rizomáticos que encadeiam as artes e as tecnologias. Os
videogames são um destes novos formatos. Ainda relativamente recentes e, portanto, carentes
do escrutínio acadêmico característico das mídias mais bem estabelecidas. Os jogos
demonstram consideráveis potencialidades linguísticas e filosóficas até então pouco
evidenciadas. E, embora os jogos ainda se encontrem às margens da legitimação perante os
estudos formais e a ingressão do lúdico como linguagem menor, o lúdico enquanto potência,
ainda não se encontra suficientemente explorado. Diversos autores, de variadas áreas do
conhecimento procuram analisar e categorizar os jogos. Esforços cuja contribuição para o
estudo do lúdico é inegável, mas porém, ainda insuficiente para trazer leituras
pós-estruturalistas sobre os videogames e o multifacetado ato de jogá-los, que requisita
conceitos tão móveis e fluidos quanto a própria experiência lúdica. Desta maneira, este
trabalho se propõe a realizar um exame dos videogames sob a ótica do pensamento
não-representativo elaborado por Gilles Deleuze e Félix Guattari, propondo um rompimento
da leitura audiovisual dos jogos com a representação clássica e os modelos de recognição.
Deslocando a percepção dos videogames para além de uma leitura apenas imagética ou
textual, e fazendo-o inspirado por outros trabalhos na área que, similarmente, se valem de
processos rizomáticos e móveis a fim de alcançar uma melhor compreensão do formato
digital.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - JOAO BATISTA SANTIAGO SOBRINHO
Interno - LUIZ CARLOS GONCALVES LOPES
Interno - WAGNER JOSE MOREIRA
Notícia cadastrada em: 06/06/2019 08:04
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