O gerenciamento da automotivação na aprendizagem de língua inglesa feito por estudantes da graduação em letras do CEFET-MG, por meio de um instrumento de planejamento, estabelecimento e na manutenção de metas
gerenciamento da própria motivação; estratégias automotivacionais; aprendizagem de inglês como língua estrangeira; graduação em Letras; CEFET-MG.
Esta pesquisa parte da necessidade de ajudar os estudantes a gerenciarem a própria motivação para aprender inglês como língua estrangeira (DÖRNYEI; USHIODA, 2011) e do reconhecimento de que o professor não tem condições de gerenciar a motivação dos estudantes em sala de aula (BAMBIRRA, 2009). Assim, foi criado um instrumento intitulado planner motivacional, composto por propostas que orientam a reflexão e a tomada de decisões por parte dos participantes, a serem realizadas fora da sala de aula, durante o gerenciamento da própria motivação. Tais atividades foram criadas para levar os estudantes a conhecer as estratégias automotivacionais propostas por Dörnyei (2005), a com elas interagir e a aplicá-las. Contando com a participação voluntária de cinco estudantes da disciplina intitulada ‘Oficina de Leitura e Produção de Textos em Língua Estrangeira II’, do Curso de Graduação em Letras do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, e do professor por ela responsável, será realizado um estudo longitudinal, ao longo de um semestre letivo, em que a trajetória de gerenciamento motivacional feita pelos estudantes participantes, será acompanhada pela pesquisadora, por meio de uma entrevista semiestruturada mensal. O objetivo do trabalho é verificar como se dá a mediação proporcionada pela utilização desse planner e discutir até que ponto ela viabiliza o gerenciamento da própria motivação pelos estudantes e favorece a sua aprendizagem de inglês. A metodologia empregada tem natureza aplicada, abordagem qualitativa, orientação exploratória, em formato de estudo multicaso. Os dados gerados pelos registros feitos no planner pelos estudantes, pelo conteúdo das entrevistas e pelas notas de campo da pesquisadora, serão interpretados e discutidos à luz das teorias mais recentes sobre uso de estratégias automotivacionais e gerenciamento da própria motivação (em especial DÖRNYEI, 2005; DÖRNYEI. USHIODA, 2011; DÖRNYEI, 2017), a fim de responder as perguntas de pesquisa.