PRODUÇÃO COLABORATIVA DE TEXTOS DIGITAIS: Um estudo no ensino médio à luz da noção de multiletramentos
Colaboração; Multiletramentos; Texto; Google Docs.
A introdução das tecnologias digitais na Educação, poderá ser satisfatória para docente e discente, quando houver um planejamento elaborado pelo professor, especificando o porquê de sua utilização naquela disciplina, evidenciando as vantagens e desvantagens do seu uso. De acordo com Moreira (2013), “há algumas obrascuja orientação prevê o uso das novas tecnologias digitais no plano de aula, como uma ferramenta de apoio para o docente, principalmente pensando no espaço colaborativo de ensino como, por exemplo, o Google Docs” (MOREIRA, 2013, p.14). Sendo assim, o objetivo desse estudo é propor aos alunos do 3º Ano do Ensino Médio, a redação de um texto colaborativo on-line. Para a execução da tarefa eles utilizarão a ferramenta Google Docs. Um dos propósitos que pretendo observar seria identificar quais funções da ferramenta são mais empregadas pelos alunos, de forma a possibilitar a interação entre as equipes. Almejo, também, compreender o processo de escrita colaborativa utilizando o Google Docs como intermédio, na interação entre esses alunos. Para início da discussão em torno dos resultados obtidos, utilizarei a teoria dos multiletramentos (Cope; Kalantzis, 2012), e possivelmente na análise dos dados, a abordagem textual-interativa (RUIZ, 2010).