O ensino do léxico no Português Língua Estrangeira
língua estrangeira – ensino de léxico – livro didático – português língua estrangeira
Este estudo explora o tratamento do léxico em livros didáticos de português como língua estrangeira (PLE). O trabalho discute a relevância do léxico para o desenvolvimento das habilidades comunicativas e de práticas sociais durante o processo de ensino e aprendizagem da língua-alvo. O objetivo desta pesquisa é analisar e discutir a abordagem lexical explícita em livros didáticos (LD) de PLE. Busca-se demarcar as diferentes formas de exploração do léxico e apresentar uma compilação de subcategorias de análise das tarefas da coleção, conforme o propósito didático de cada uma delas. Essa categorização visa a legitimação de um marco de referência que sirva como auxílio para professores, elaboradores de materiais didáticos e pesquisadores na análise e promoção de atividades pedagógicas relacionadas às entradas lexicais. Este estudo sinaliza também a necessidade de associar a exploração lexical às abordagens de ensino e às habilidades comunicativas da língua, bem como observar os propósitos das atividades relacionadas a abordagem lexical explícita, para fins de compreender melhor a forma de empregá-los de modo sistemático nas aulas de língua estrangeira (LE).