Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULA RICELLE DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAULA RICELLE DE OLIVEIRA
DATA : 26/11/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Reunião do POSLING
TÍTULO:

Análise do discurso de professores e alunos sobre o livro didático de História em uso.


PALAVRAS-CHAVES:

Uso do livro didático; livro didático de História; PNLD; Perspectiva sistêmico-funcional; Linguística Aplicada.


PÁGINAS: 138
RESUMO:

Esta tese tem como tema o livro didático de História no contexto do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), mais especificamente o olhar de docentes e discentes sobre esse material. A pesquisa busca analisar no discurso desses sujeitos quais avaliações eles fazem do uso do livro didático de História e quais experiências são construídas nas relações de uso desse material no contexto da sala de aula. Além disso, também é objetivo desta proposta de trabalho comparar os discursos desses sujeitos com o do guia do livro didático na tentativa de entender as semelhanças e divergências construídas em torno do uso desse material. Dessa maneira, estão sendo selecionados professores e alunos das redes públicas de ensino Municipal e Estadual situadas na cidade de Belo Horizonte. Para coletar os dados, utilizo como primeiro procedimento a observação de campo, seguido de entrevista com os professores e finalizo com a aplicação de questionários aos alunos. A análise de todo o material empírico coletado será impulsionada pela questão que norteia esta pesquisa, ou seja, perceber e analisar os discursos que professores e alunos constroem sobre e a partir do uso do livro didático de História com base na análise linguística desses sujeitos, bem como a comparação desses discursos com as dos guias das obras. Para tanto, os discursos sobre o livro didático coletados por meio de entrevistas (professores) e questionários (alunos) serão analisados a partir dos itens lexicais e/ou das construções linguísticas presentes nos dizeres desses atores em conformidade com a proposta de análise apresentada por Martin e White (2005) e Martin e Rose (2007), os Sistemas da Avaliatividade e Ideação, numa perspectiva sistêmico-funcional da linguagem. Na Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2008) busco respaldo para compreender os discursos construídos em torno do livro didático de História por parte dos atores que dão significados à sua existência, tentando entendê-lo nos seus múltiplos significados de usos e a possibilidade de uma visão mais crítica do papel que esse material ocupa nas práticas pedagógicas do cotidiano da sala de aula, sem desconsiderar a circunstância social no qual a escola se situa.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - LUÍSA TEIXEIRA ANDRADE - UEMG
Interno - JAMES WILLIAM GOODWIN JUNIOR
Presidente - RENATO CAIXETA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 19/11/2019 12:43
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