Núcleo de Teatro do CEFET-MG promove curso sobre radionovela

Atividade on-line e gratuita está com 40 vagas disponíveis; inscrições podem ser feitas até 6 de setembro

“A novela radiofônica, onde a imaginação completa a ausência de imagens, possibilita aos heróis e aos vilões ter tantas faces quanto sejam os ouvintes que acompanhem atentos ao desenrolar das tramas.”  É dessa forma que a historiadora Lia Calabre descreve o universo criativo das radionovelas, sucesso de audiência no Brasil nas décadas de 1940 e 1950.

Para resgatar a história e ensinar sobre os recursos do drama radiofônico, o Núcleo de Teatro do CEFET-MG promove, dentro de suas atividades de extensão, o “Módulo Radionovela” entre os dias 8 de setembro e 27 de outubro. Ao todo, 40 vagas estão disponíveis para membros da Instituição e comunidade externa. O curso, gratuito e on-line, acontece às terças-feiras, 18h30. Os interessados podem se inscrever até o dia 6 de setembro: https://cutt.ly/Ofe87up.

Programa

Uma experiência on-line de criação e estudo com carga horária de 15 horas e participação de artistas convidados. Os integrantes terão contato com o drama radiofônico e a história da radionovela através dos recursos utilizados na realização de efeitos sonoros, criação de personagens, enredos e a evolução que se remete para os tempos atuais.

Núcleo de Teatro do CEFET-MG

Coordenado pela professora do Departamento de Arte, Design e Tecnologia (DADT), Raquel Castro, o grupo é uma plataforma de pesquisa e criação na área de artes da cena que surgiu como atividade extracurricular, a pedido dos alunos e alunas, no início de 2019, no Campus Nova Suíça (BH).

Em 2019, o grupo realizou aulas práticas e a montagem do espetáculo-jogo “Nem tão meninas, nem tão malvadas”. Em 2020, criou uma performance artística on-line para a Mostra Virtual de Artes do CEFET-MG, inspirada na obra de Bertolt Brecht: “BRECHT CHALLENGE: Aquele que diz sim, aquele que diz não” e produziu o vídeo “Curta Leitura”, com textos inéditos dos participantes. Atualmente, consolida-se como projeto de extensão e passa a atender também a comunidade externa.

Além do módulo “Radionovela”, o Núcleo também promove outras duas atividades na sequência: “Teatro e Performance como ato de resistência” e “Teatro e Música”. As inscrições serão divulgadas posteriormente. Informações disponíveis nos canais teatrocefetmg@gmail.com (e-mail) e @teatrocefetmg (Instagram).

Coordenação de Jornalismo e Conteúdo 
Secretaria de Comunicação Social/CEFET-MG
Notícia cadastrada em: 25/08/2020 12:01
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI - (31) 3319-7000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - vm-sig-app-10.ditic.sgi.cefetmg.br.inst10